Venho planejando coisas a minha vida inteira. Sempre usei agendas e sempre fui dependente delas. Me lembro de uma vez, a única em que perdi uma agenda na minha vida, em que passei uma semana inteira sem rumo, alienada, completamente perdida. Vivo planejamento 52 semanas do ano!

A agenda nunca apareceu, mas eu sobrevivi (e nunca mais perdi outra). E comecei a pensar em sistematizar melhor a minha organização. Em 2010, conheci uma metodologia de trabalho (sou publicitária, mas adivinha qual é a minha função? Sim, planejamento!) chamada Scrum, que tentei implementar, e que me levou a outra metodologia, chamada GTD.

Desde então, de várias formas possíveis, venho testando ferramentas online e offline, fazendo as minhas planilhas e controles, ajustando métodos à minha rotina. Depois de 7 anos, diria que cheguei a um sistema bastante aprimorado e eficiente pra mim, mas perfeito… Não sei se isso é possível.

Cada pessoa tem o seu jeito. Eu por exemplo, cheguei à conclusão de que preciso de papel. Já tentei ser completamente digital, mas me senti perdida e ineficiente. E mesmo usando papel, preciso segmentar bem pra não me perder, por isso uso mais de um planner.

Minha ideia inicial foi fazer algum desafio pessoal para encontrar um planner ideal, ou sistema ideal de planejamento, mas percebi que isso seria inútil e raso. Afinal, se em 7 anos eu ainda faço modificações, imagina ter que mudar tudo de uma semana pra outra, só pra ficar fazendo teste?

Como muitas pessoas me pedem conselhos sobre planners, produtividade e planejamento, resolvi falar sobre o assunto semanalmente, de uma maneira mais genérica e livre, mostrando o que funciona e o que não funciona pra mim. Acho que é a melhor forma de compartilhar o que sei sobre isso.

Pode parecer somente um hobby bobo, mas vejo cada vez mais isso se aproximando do meu propósito de vida. Recentemente eu “inaugurei” o Clubinho do Papel, e a partir do próximo ano pretendo investir em formações de organização, coaching e metodologias de produtividade.

Quem sabe um dia eu não consiga falar sobre o assunto de forma mais profissional? :)

Enquanto isso, nesse primeiro post, compartilho as páginas do meu Passion Planner (já falei sobre ele aqui), de umas duas semanas atrás. Eu gosto de decorar. Faço isso nas sextas à noite, pra me distrair das tensões da semana. Mas não gosto das minhas escolhas estéticas e não gosto também de perder muito tempo, senão começa a me irritar.

Spread completa no Passion Planner - semana 41
Spread completa no Passion Planner – semana 41

Então decoração é o básico, só pra ficar bonitinho. Washi tapes e adesivos são os melhores amigos pra quem gosta de decorar o planner com praticidade, justamente por não demandar muito talento.

passion_planner_renata_checha_2

passion_planner_renata_checha_3

E é isso por enquanto. Vou construindo essas pautas aos poucos, e com ajuda das sugestões de vocês. O que vocês gostariam que eu falasse? Pensei em começar mostrando os planners que uso atualmente, e porque os uso para a finalidade x, mostrando vantagens e desvantagens. Pode ser? Deixe seu comentário!