Não sei você, mas eu tenho me sentido muito cansada. A rotina está intensa, e muita coisa tem acontecido. 2017 tem sido um ano incrível, e minha vida está de uma maneira que eu não poderia imaginar lá no início do ano. Mas estou bastante cansada.

Achava que isso de sentir esse cansaço, de Setembro pra frente, era maluquice minha, mas parece que é mais comum do que que imaginava. Parei pra pensar, e vi que faz sentido.

Estamos chegando ao fim de um ano, que antes de qualquer coisa, é um ciclo. Muitos de nós neste momento estamos nos questionando se fizemos ou conquistamos o suficiente, se vai dar tempo de fazer mais alguma coisa ainda este ano, ou quantas de nossas metas e resoluções foram cumpridas.

O cansaço que eu sinto, particularmente, tem a ver com sobrecarga, e corpo precisando de descanso. No meu caso é difícil ter um descanso, da maneira como eu gostaria, porque tenho dois filhos pequenos. Estou bem conformada com isso.

Mas talvez outras pessoas estejam desanimadas, desmotivadas, querendo que este ano acabe logo para que um próximo possa começar, e junto com ele uma nova chance de realizar coisas.

Como uma pessoa que passou por muitas mudanças este ano, eu diria que essa atitude infelizmente não fará o ano que vem ser automaticamente melhor do que este. Parece óbvio, clichê e talvez até pouco empático eu dizer isso, mas nós somos os únicos responsáveis pelas situações incômodas que enfrentamos.

E isso me fez pensar de maneira diferente nesse meu tradicional cansaço de fim de ano, e isso tem me ajudado bastante. Tenho melhorado continuamente minha alimentação, feito exercícios na medida do possível e focado muito nos projetos e em tudo de bom que tenho conseguido alcançar.

Claro, tentar ser mais positiva e reclamar menos tem ajudado bastante. E tem dias que eu simplesmente relaxo. Deixo as tarefas pra depois, descanso, curto as crianças, o marido.

Daqui a pouco chega a hora de pausar para as festas e eu chegarei lá com muita tranquilidade e paz de espírito, sabendo que dei o meu melhor. Mesmo com o corpo cansado.

Como vocês está lidando com o seu cansaço de fim de ano?