No mês passado, resolvi dedicar um pouco do meu tempo pra ajudar outras pessoas com o que sei fazer de melhor, que é planejar, elaborar checklists. Em Novembro, eu republiquei uma planilha que fiz há muitos anos, de checklist de social media, e resolvi começar um projeto, de divulgar mensalmente planilhas e checklists diversas, com temas variados.

Hoje eu decidi chamar esse projeto de #checklistsinoff, até mesmo como uma forma de indexar e organizar esse conteúdo. Estou muito satisfeita com essa iniciativa, porque eu passei o ano pensando em como poderia melhorar o projeto editorial do blog, sem transformá-lo numa máquina de posts sem sentido, apenas pra alavancar audiência.

A planilha do mês de Dezembro não poderia ser mais oportuna: é uma oportunidade de fazer uma revisão do seu ano de 2016, e de planejar o seu 2017. Eu sempre me considerei uma pessoa organizada, mas só de quatro anos pra cá é que comecei a me organizar dentro de uma metodologia.

Desde 2010 eu usava princípios de scrum no trabalho, e em 2012 passei a ser leitora da Thais e conheci o GTD. Eu nunca fui muito adepta das metodologias puras. Sempre gosto de conhecer, filtrar e adaptar para algo que funcione pra mim. Esse ano eu conheci o Passion Planner, e cheguei num formato de organização pessoal que pra mim, é quase perfeito.

Ser uma pessoa que se planeja e se organiza, ao contrário do que muitos pensam, não é uma prisão. Eu não me dou bem com o acaso, não me sinto à vontade com esperar as coisas acontecerem. O planejamento me ajudou a conquistar muitas coisas em minha vida, e esse ano eu diria que ele foi essencial pra que eu conseguisse manter a sanidade.

Até mesmo quando as coisas não saem conforme o planejado, ser uma pessoa organizada me ajuda, porque consigo identificar mais facilmente os padrões que se repetem e que fazem as coisas darem errado, por ex.: minha dificuldade em lidar com processos burocráticos, e a minha indisciplina com finanças. Observar isso me permitiu buscar ajuda e melhorar esses pontos.

Antes de baixar a planilha de Dezembro, eu sugiro que leia alguns pontos importantes sobre ela:

  • A construção da planilha foi baseada nas minhas 3 maiores fontes de inspiração hoje: o método GTD, a obra da Thais e também os princípios do Passion Planner. Isso não quer dizer que eu simplesmente tenha copiado. Eu mesclei o conhecimento que adquiri dessas fontes e as coloquei da forma como eu acho útil pra mim mesma. Ou seja, essa é a mesma revisão anual que eu faço.
  • Se você gostou da planilha, sugiro que se aprofunde nas fontes indicadas. Eu adaptei o checklist para que qualquer pessoa seja capaz de fazer a sua revisão anual, mesmo que não siga uma metodologia. Mas se você se sentir à vontade pra entrar nesse mundo, garanto que é um caminho muito feliz e sem volta.
  • A planilha tem 3 abas: uma de revisão de 2016, uma para reflexão, um momento de fincar os pés no chão para fazer um planejamento possível para 2017, e o planejamento do ano que vem.
  • Alguns pontos que achei que devessem ser melhor especificados, preenchi com exemplos.
  • Eu defini aspectos da vida, conforme os divido aqui pra mim. Mas é claro, você pode retirar ou acrescentar como quiser.
  • Para a primeira parte da 3ª aba, de decupagem de projetos, sugiro uma ferramenta adicional: um caderninho, bullet journal, app de mapa mental… o que você achar mais interessante. Se usar apenas a planilha talvez não fique visualmente tão atrativo, ou funcional.
  • Um ponto importantíssimo: o ano não precisa acontecer inteiro de uma vez só. Muitas pessoas se “assustam” com planejamento por parecer opressor demais, mas muitas dessas pessoas acham que se planejar é botar tudo no papel, ou executar tudo de uma vez só, no primeiro mês do ano. O planejamento pode e deve ser flexível, para que ajustes sejam feitos ao longo da caminhada.

Dito isso, é só clicar aqui e baixar uma cópia da planilha pra você. Sempre vale lembrar que se você gostou, é muito importante pra mim curtir, comentar e/ou compartilhar o meu trabalho. É a forma que tenho de feedback, de reconhecimento e aprimoramento das planilhas futuras. Mais importante ainda é dizer que o investimento intelectual do coleguinha nunca deve ser desvalorizado, então por favor, não reproduza sem os devidos créditos.

Já estou pensando num tema pro checklist de Janeiro, mas estou aceitando sugestões!